Evento será repetido neste sábado em quatro unidades de saúde da rede municipal, entre 8 e 15 horas; atividades ocorrem em alusão ao ‘Dezembro Vermelho’
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Serviço de Atendimento Especializado/Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), realizou no último sábado (02/12) o Dia D de prevenção ao HIV na Estação Suzano da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Foram promovidas testagens rápidas em 116 pessoas, que resultaram na identificação de dois casos de HIV e 11 de sífilis. A atividade faz alusão ao “Dezembro Vermelho” com a campanha “Fique Sabendo!”, que chama atenção para este tema.
A mobilização ocorreu entre 10 e 15 horas e contou com a presença de 29 colaboradores, sendo 14 profissionais do SAE/CTA, cinco funcionários de outras unidades de saúde da rede municipal e dez estudantes do Centro Universitário Piaget (UniPiaget), que atuaram como voluntários sob a supervisão da professora Kelly Cristina Sampaio. Além dos testes rápidos, a equipe fez recomendações sobre prevenção combinada, que inclui o uso de preservativos, Profilaxia Pós-Exposição (PEP), Profilaxia Pré-Exposição (PreP), diagnóstico e tratamento do HIV.
Os mesmos serviços serão oferecidos neste sábado (09/12) em quatro unidades de saúde da rede municipal entre 8 e 15 horas. Os munícipes poderão comparecer às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Prefeito Alberto Nunes Martins – o CSII (avenida Paulo Portela, 205 – Jardim Paulista) e Octacilio de Carvalho Schiavi, no Jardim Dona Benta (rua Presbítero de Oliveira, 35, esquina com a rua Takashi Kobata); e também às Unidades de Saúde da Família (USFs) Maria Inês Pinto dos Santos, no Jardim Revista (rua Santo Antônio, 325); e Recanto São José (rua José da Encarnação, 18). Além dos serviços voltados ao “Fique Sabendo!”, essas unidades também vão ofertar outros atendimentos no dia.
O público-alvo será a população mais vulnerável ao HIV, que inclui travestis, transsexuais, pessoas de 18 a 25 anos, homens que fazem sexo com homens (HSH), população em situação de rua, usuários de drogas e profissionais do sexo. A campanha visa ainda oferecer tratamento oportuno para todas as pessoas diagnosticadas durante esses dias para interromper a cadeia de transmissão do HIV e reduzir a morbidade e mortalidade por Aids.
A coordenadora do Programa Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)/HIV e Hepatites Virais, Micheli Aparecida de Paula Santos Rosa, destacou que o Dia D alcançou os resultados esperados e convida os munícipes para marcarem presença no segundo sábado dedicado à campanha. “A mobilização alcançou um dos objetivos, que era o de identificar quem vive com HIV, mas não sabia dessa condição. Essas pessoas foram orientadas e referenciadas ao serviço relacionado a esses casos, de forma que possa ser iniciado o tratamento. Para que outros testes possam ser proporcionados, faremos essa outra ação nas quatro unidades de saúde que estarão abertas neste dia 9”, ressaltou a coordenadora.
Por sua vez, o secretário Pedro Ishi afirmou que os mesmos postos de saúde ainda proporcionarão outros tipos de atendimento no sábado. “Além das testagens rápidas relativas à campanha contra o HIV, também serão promovidas consultas com pacientes já agendados e também ofertados os imunizantes que estão disponíveis no calendário nacional. Será mais um dia especial em que poderemos garantir assistência aos munícipes, proporcionando inúmeros serviços que visam ao cuidado de toda a família. Temos tido uma grande adesão nestas ações realizadas aos sábados e convocamos os moradores para mais essa campanha”, concluiu o titular da pasta.