As previsões dos órgãos de meteorologia indicam que esta semana será marcada por uma nova onda de calor extremo em São Paulo, com temperaturas próximas a 40° C no interior do estado. A partir da quarta-feira (13/3), os dias devem ficar mais quentes.
Uma onda de calor é caracterizada quando as temperaturas permanecem entre 3°C e 5°C acima da média ao longo do período.
De acordo com a Climatempo, a mudança climática vai aumentar as temperaturas não apenas em São Paulo, mas em todo o país. “A expectativa é de que os termômetros se elevem, dando início a uma sequência de dias escaldantes que afetarão não apenas o clima, mas também as atividades diárias dos brasileiros”, informa boletim do instituto.
Na capital, as simulações apontam para uma onda de calor e a ausência de chuva nos próximos dias. “A umidade do ar ainda estará bastante elevada, o que irá aumentar a sensação de tempo abafado principalmente a partir de quarta-feira”, indica projeção do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), órgão da Prefeitura de São Paulo.
Previsão do tempo dessa semana
Na capital, a previsão é de sol nesta segunda-feira (11/3), com possibilidade de pancadas de chuva à tarde. Segundo a Climatempo, a temperatura deve oscilar de 20º C a 29º C.
Na quinta (14/3) e sexta-feira (15/3), a temperatura na capital poderá chegar a 33º C.
Nesse calor, cuide-se!
Diante da chegada de uma nova onda de calor, fique atento a dicas importantes para aproveitar o período de forma segura e confortável:
- Mantenha-se hidratado;
- Evite a exposição prolongada ao sol entre as 10h e 16h — o cuidado deve ser redobrado com crianças e idosos;
- Busque abrigo em locais com sombra;
- Evite o consumo de bebidas alcoólicas;
- Use roupas leves e frescas;
- Faça exercícios físicos nos horários em que o sol não esteja tão forte;
- Aplique protetor solar regularmente;
- Prefira uma alimentação leve, sem gorduras ou frituras;
- Esteja atento aos sinais de exaustão e insolação, como tonturas e náuseas, e busque assistência médica se necessário.