O Instituto Jô Clemente, que promove a inclusão de pessoas com deficiência intelectual e Transtorno do Espectro Autista (TEA), promoverá, em 12 municípios, o projeto ‘Inclusão, mais que um direito!’, com o objetivo de combater a violência contra crianças com deficiência.
São beneficiadas as cidades de Itaquaquecetuba e Suzano, localizadas no Alto Tietê, além de mais 10 municípios paulistas: Carapicuíba, Diadema, Embu das Artes, Francisco Morato, Mairiporã, Mauá, Osasco, Ribeirão Pires, Santo André e Taboão da Serra.
O projeto, que será realizado até o mês de junho, terá encontros com palestras e um seminário. O objetivo é capacitar 600 profissionais da rede de proteção e defesa de direitos, para identificar e intervir em situações de violência e violação de direitos contra crianças e adolescentes com deficiência intelectual.
De acordo com o instituto, cada município foi selecionado de acordo com a sua importância territorial e populacional, além da complexidade na oferta de serviços e implementação de políticas públicas direcionadas às pessoas com deficiência intelectual.
Desenvolvido em quatro módulos, os encontros abordarão os seguintes temas: deficiência: um convite para conhecer as diferenças; deficiência intelectual; crianças e adolescentes: história, cultura e contextos atuais; família e seus contextos; violação de direitos contra crianças e adolescentes com deficiência; prevenção à violência; introdução à política pública e legislações; e trabalho em rede: enfrentamento e prevenção. A capacitação conta ainda com um seminário no qual é feita uma análise da realidade municipal voltada para o tema.
O projeto conta com o apoio do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condeca) e da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo.
Suzano
Em Suzano, o projeto ‘Inclusão, mais que um direito!’ já está acontecendo. O segundo encontro ocorre no dia 22 de março, o terceiro será no dia 12 de abril e o quarto no dia 3 de maio. Já o seminário acontece no dia 24 de maio, das 8h30 às 12h30, no Cineteatro Wilma Bentivegna.
As inscrições para a atividade ficam abertas até 12h de 21 de março e podem ser feitas por meio de um formulário online.
Sobre o Instituto Jô Clemente (IJC)
O Instituto Jô Clemente (IJC) é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que há mais de 62 anos promove saúde e qualidade de vida às pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras, além de apoiar a sua inclusão social e a defesa de direitos, disseminando conhecimento por meio de pesquisas científicas. Com o pioneirismo e a inovação como premissas, propicia o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam a escolaridade e o emprego apoiado, além de oferecer assessoria jurídica às famílias sobre os direitos das pessoas com deficiência intelectual.