Durante o ano de 2023, o Projeto Tampinha Premiada levou ações de conscientização ambiental nas escolas municipais e arrecadou mais de duas toneladas de doações que foram revertidas em ração animal. Em parceria com as secretarias de Educação, Meio Ambiente e Proteção Animal e Desenvolvimento Econômico e Agricultura, o encerramento oficial da iniciativa foi realizada nesta segunda-feira (4), no Parque Municipal Nosso Recanto.
Com a presença da prefeita Priscila Gambale, alunos, professores, familiares e diretores contaram sobre suas experiências na arrecadação das tampinhas e como o projeto ambiental movimentou a rotina familiar. “Pedimos a contribuição de muitas pessoas, em casa, no trabalho, com os amigos. A dedicação de todas as escolas foi muito importante e hoje vemos o resultado positivo”, destaca a mãe de um aluno.
Ao todo, 14 escolas participaram e cada uma teve sua contribuição, já que a iniciativa proporciona união entre os alunos e as famílias, além de ajudar ONGs e projetos sustentáveis por meio da educação ambiental. O placar teve como destaque as Emebs Myriam Alckmin Penteado Alckmin, Thomas Rodrigues Alckmin e Abílio Secundino Leite, que receberam as premiações, além da entrega de certificados.
Para a titular da Educação, Paula Trevizolli, é de extrema importância a discussão sobre ações ambientais nas salas de aula. “O Projeto Tampinha Premiada destaca a responsabilidade compartilhada no dia a dia desses alunos, que realizaram a coleta seletiva de forma tão dedicada. Foram grandes ensinamentos que levarão para o futuro”, pontua.
Texto por: Jamile Matos