Secretaria de Educação promove atividades para letramento digital de adultos

A Secretaria de Educação de Suzano iniciou neste mês o curso de “Letramento Digital” destinado aos alunos regularmente matriculados na rede municipal de ensino na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) do 1º ao 4º ano. A iniciativa, que tem como objetivo introduzir os estudantes ao conhecimento da linguagem digital, ocorre em dois encontros mensais e visa desenvolver capacidades de leitura e escrita no cenário tecnológico. A previsão é de que a qualificação se estenda até novembro e, ao final, haverá a emissão de certificado de conclusão da capacitação.

Durante o curso serão abordados conteúdos como utilização e funcionalidades do QR Code, identificação de código de barras, acesso em mídias sociais digitais, uso do celular e seus aplicativos, agendamento digital, entre outros. Além disso, a ação abrange a utilização e o contato com as mais diversas esferas tecnológicas, desde manuseio de sites e links, até recursos verbais e não verbais. Vale destacar que a capacitação foi elaborada entre a equipe pedagógica da pasta e os professores especialistas nas áreas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

As atividades do curso são promovidas durante a realização das aulas regulares e buscam oferecer conhecimentos dos principais mecanismos digitais essenciais no cotidiano que podem ser úteis e auxiliar no mercado de trabalho, além de executar ações rotineiras, como fazer o pagamento de uma fatura, ou até mesmo facilitar o entendimento de conteúdos no campo virtual para o acesso à informações que estejam na internet.

Além disso, os alunos também têm contato em outros ambientes propiciados pelo computador ou por dispositivos móveis, tais como celulares e tablets, em plataformas como e-mails, navegadores de pesquisa e demais sites. Também são apresentadas palavras, frases, animações, vídeos, sons, cores e ícones pertencentes ao mundo digital, visando promover a leitura e exploração dessas linguagens e competências sociais, independentemente da motivação pessoal ou profissional.

Para o secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, ter conhecimentos básicos sobre o uso da tecnologia é fundamental. “O ambiente digital tem sua própria forma de comunicação, nosso objetivo é introduzir estes alunos nesta cultura. Atualmente, grande parte das atividades diárias rotineiras são resolvidas de maneira virtual, por isso visamos capacitar este grupo de estudantes. Desse modo, é possível estimular a adaptação deste público à sociedade atual”, afirmou.

Ainda segundo o chefe da pasta, o letramento digital facilita o entendimento do mundo contemporâneo. “Este curso traz à tona as melhores instruções para conhecer o mundo tecnológico. Com este conhecimento, os alunos terão o senso crítico para acessar e disseminar informações, resolver problemas e exercer protagonismo na vida pessoal e corporativa”, finalizou Bassini.