A Prefeitura de Suzano participou na última terça-feira (26/09) de um curso de caracterização da vegetação promovido pela Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, na Estação Ecológica de Itapeti, em Mogi das Cruzes. A atividade, que visou executar uma ação integrada voltada à conservação ambiental e proteção da biodiversidade, foi direcionada para uma equipe de dez pessoas formada por fiscais ambientais e agentes do Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) da Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano.
A iniciativa também contou com as presenças do secretário de Meio Ambiente de Suzano, André Chiang, e da diretora de Fiscalização Ambiental da pasta, Solange Wuo. Vale destacar que este modelo de curso é um projeto-piloto que está sendo desenvolvido pela Fundação Florestal e a pasta de Meio Ambiente suzanense e, posteriormente, será direcionado aos demais municípios que integram o Grupo de Fiscalização Integrada do Alto Tietê Cabeceiras (GFI-ATC).
Ao longo da formação, durante o módulo de ensino teórico, os participantes foram instruídos acerca de questões importantes sobre a vegetação como morfologia, tipos, características, entre outros tópicos. Já durante à tarde, momento que teve como objetivo proporcionar uma atividade prática, foi realizada uma trilha monitorada, conduzida pelo biólogo Marcos Francisco dos Santos, que visou destacar a importância de temas ligados à preservação da natureza por meio do exercício de caracterização dos estágios da mata. A data da próxima etapa do curso ainda será definida.
Solange Wuo destacou a necessidade da aplicação desta formação para os profissionais que atuam com a preservação ambiental. “Entendendo melhor as características da mata é possível elaborar com maior exatidão os relatórios que subsidiam nossas ações de fiscalização. Por isso, esta é uma capacitação fundamental que segue sendo elaborada com muito cuidado, cautela, responsabilidade e, principalmente, qualidade”, disse.
Por sua vez, Chiang ressaltou que a formação tem por objetivo qualificar os servidores da administração municipal para combater ações irregulares como, por exemplo, o desmatamento. “Ao longo das atividades, os participantes realizaram estudos técnicos que buscaram identificar as espécies vegetais existentes em um determinado local . Dessa forma, é possível identificar e obter informações valiosas sobre a correta preservação de uma área verde”, afirmou o secretário.