A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, expressou nesta quarta-feira (17) sua preocupação com a possibilidade de o ex-presidente republicano Donald Trump retornar ao poder em novembro e fez um apelo para enfrentar essa perspectiva.
“Estou bastante apreensiva, e é por isso que estou viajando pelo nosso país (…) Todos deveriam sentir apreensão“, declarou Harris à emissora ABC.
“No entanto, não devemos recuar diante do que nos preocupa; precisamos enfrentar isso“, disse a democrata de 59 anos.
Essas declarações ecoam as da ex-primeira-dama Michelle Obama, que recentemente expressou estar “aterrorizada” com a possibilidade de um segundo mandato de Trump.
Harris, companheira de chapa do presidente Joe Biden nas eleições de novembro, busca mobilizar os jovens, afro-americanos e mulheres, especialmente na defesa do direito ao aborto.
A vice-presidente iniciará sua turnê no estado de Wisconsin na segunda-feira, coincidindo com o 51º aniversário da decisão “Roe v. Wade”, que, desde 1973, garantia aos americanos o direito ao aborto, mas que a Suprema Corte revogou em 2022.
Recentemente, Donald Trump afirmou estar “orgulhoso” do papel que desempenhou ao nomear juízes conservadores que revogaram essa jurisprudência.
Após a decisão da Suprema Corte, vários estados conservadores proibiram o aborto voluntário.
Texto por: Redação