Estão abertas as inscrições para o Programa de Desenvolvimento Paralímpico, que acontece entre os dias 12 e 15 de março em Itaquaquecetuba. São 240 vagas para profissionais de educação física da rede pública ou privada, formados ou cursando o último semestre, e educadores que atuam com estudantes com deficiência.
O projeto é uma iniciativa das secretarias estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Esportes, e conta com a parceria da Prefeitura de Itaquá por meio das secretarias de Educação e de Esporte e Lazer. As aulas vão ocorrer no Ginásio de Esportes Sumiyoshi Nakaharada, localizado na rua Santa Rita de Cássia, 151 – Vila Japão e os interessados devem se inscrever pelo site paralimpico.com.br.
No início deste mês, o Departamento de Educação Especial e o Núcleo Pedagógico apresentaram a formação em esportes paralímpicos que existe na cidade. “O fomento ao esporte paralímpico é um compromisso desta gestão com a valorização da diversidade e o estímulo ao potencial humano. Vamos incentivar cada vez mais o esporte em Itaquá”, destacou o secretário de Esporte e Lazer, Fabiano Novais.
Os inscritos vão receber capacitação técnica, teórica e prática do esporte paralímpico em até oito modalidades: atletismo, badminton, halterofilismo, futebol de cegos, judô, natação, tênis de mesa e voleibol sentado. O curso é gratuito e os participantes receberão certificado. Além disso, eles vão receber café da manhã e almoço nos dias das atividades.
A secretária de Educação, Maria Cristina Perpetuo, destacou a importância do curso. “A prática transforma vidas e possibilita um futuro mais justo e inclusivo para todos. Itaquá é a cidade da oportunidade e da educação, e esses dois elementos sempre andam juntos”, destacou.
“Estamos felizes em receber esse projeto que fortalece ainda mais a nossa cidade. Seguiremos cada dia mais empenhados em criar oportunidades para a população. A educação e as práticas esportivas são sempre pautas centrais na cidade”, completou o prefeito Eduardo Boigues.