O diretor-geral da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), Sandoval Feitosa, anunciou nesta segunda-feira (22 de janeiro de 2024) que a conta de energia dos brasileiros deverá sofrer um aumento de 5,6% neste ano. Essa projeção para 2024 ultrapassa o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), estimado em 3,9%. No ano anterior, a agência reguladora havia previsto um aumento de 6,8%, mas a elevação efetiva foi de 5,9%.
Feitosa explicou alguns motivos para essa previsão, destacando o crescimento da rede de energia, impulsionado pela “expansão natural” do país, e os “encargos setoriais”, determinados pelo governo e pelo Congresso Nacional.
A declaração foi feita em uma entrevista à CNN, em resposta a perguntas sobre o impacto das fortes chuvas que atingiram principalmente os Estados de São Paulo e Rio Grande do Sul nas últimas semanas, deixando parte da população sem energia.
Sandoval esclareceu que sempre que ocorre interrupção no fornecimento de energia, o consumidor é ressarcido, e as empresas responsáveis pela falha no serviço são sujeitas a multas administrativas. O diretor-geral afirmou que a agência reguladora está monitorando de perto as empresas responsáveis pelos serviços de distribuição.
“Quando avaliamos os últimos 5 anos, as multas aplicadas a essas empresas foram significativas“, afirmou. “Desde o início, a Aneel agiu com rigor, cobrando ações das empresas, e ao longo de todos esses anos, foram aplicadas multas bastante expressivas“.
Texto por: Redação