Governador antecipa vinda a Suzano e fará abertura do Hospital Regional nesta terça

Visita ocorrerá três dias antes da data anunciada em 23 novembro, durante solenidade em Guararema; atividade contará com as presenças do prefeito Rodrigo Ashiuchi e de autoridades da região

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, virá a Suzano nesta terça-feira (05/12) para oficializar a entrega do Hospital Regional do Alto Tietê (HRAT), em cerimônia marcada para as 9h30, nas dependências do antigo Hospital Auxiliar das Clínicas (HC), situado na rua Dr. Prudente de Moraes, 2.200, na Vila Amorim. A visita ocorrerá três dias antes da data anunciada em 23 novembro, durante solenidade em Guararema. A atividade contará com as presenças do prefeito Rodrigo Ashiuchi e de demais autoridades de Suzano e região.

O HRAT vai dispor de 200 leitos referenciados das áreas de clínica médica, clínica cirúrgica, psiquiatria e ortopedia, além daqueles destinados à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto e infantil. Será gerido pela Organização Social de Saúde (OSS) Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) e receberá casos de média e alta complexidades, promovendo procedimentos cirúrgicos e exames, como tomografias computadorizadas, ultrassonografia, radiografia e análises clínicas, dentre outros serviços.

A entrega do hospital é mais uma conquista para a Saúde do município, fruto das tratativas conduzidas pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi e pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), deputado André do Prado. Desde o início do ano, as negociações para a abertura da unidade foram intensificadas em reuniões com o secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva. Logo na primeira quinzena da nova gestão do governo paulista, o prefeito foi recebido pelo chefe da pasta, ocasião em que foi apresentada a relevância do HRAT para a cidade e toda a região.

No fim do primeiro trimestre, em novo encontro entre as partes, foi informado que o governador já havia liberado o chamamento para contratação da entidade gestora da unidade. Nos meses seguintes, após a conclusão deste processo, foi confirmado que a entrega seria feita neste segundo semestre.

No ano passado, um dos prédios do antigo HC passou a funcionar como o primeiro Hospital de Cirurgias do Estado de São Paulo, no espaço que durante a pandemia recebeu leitos para internação de pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus (Covid-19). Com o objetivo de reduzir as demandas relacionadas aos procedimentos cirúrgicos, foram realizadas cirurgias eletivas por meio de encaminhamentos via Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo (Siresp). Nos primeiros 12 dias de funcionamento, o local  recebeu mais de 200 pacientes.

O presidente da Alesp parabenizou Suzano pela entrega oficial de mais um importante equipamento de saúde. “Nós conseguimos dar esse grande presente para o município, pois temos responsabilidade com os moradores da cidade. Parabéns a todos que estão envolvidos nessa grande conquista. Continuaremos trabalhando para garantir os avanços para Suzano”, destacou André do Prado.

O secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, afirmou que a unidade reforça o compromisso da administração municipal com as demandas da cidade e da região. “É uma grande notícia para Suzano e todo o Alto Tietê. Nosso município vem tendo grandes avanços na área da saúde, com a chegada da UPA, reforma de postos e outros projetos que estão em andamento. Estamos aprimorando nossos serviços e proporcionando os cuidados necessários com a oferta de inúmeros procedimentos”, frisou Ishi.

O prefeito Rodrigo Ashiuchi ressaltou que o HRAT se torna um polo de referência. “É o momento de celebrar a abertura dessa importante unidade de saúde. Poderemos ampliar a capacidade de atendimento de média e alta complexidades, contemplando não só munícipes de Suzano como de toda a região. Por isso, contamos com o apoio do deputado estadual e presidente da Alesp, André do Prado, do deputado federal Marcio Alvino e de representantes do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat)”, lembrou Ashiuchi.

Fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano 

Veja também