A Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba vai realizar, ao longo deste mês, uma série de ações em alusão à campanha Novembro Azul, que busca conscientizar os homens sobre a prevenção ao câncer de próstata e outras doenças que também acometem o público em questão. Serão ofertadas consultas médicas e de enfermagem, exames direcionados, além de rodas de conversas e palestras nas unidades de saúde.
Neste ano, além da oferta usual de exames de PSA (antígeno prostático específico), estão disponíveis cotas extras para ampliar a quantidade de vagas para o exame de pacientes que atendam os critérios definidos. O objetivo é contemplar a maior quantidade de homens com exames e atividades de conscientização.
“Vamos oferecer uma série de ações relacionadas, desde aferição de pressão arterial e glicemia capilar, até oferta de teste rápido e detecção de ISTs. O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens e a única forma de garantir a cura é o diagnóstico precoce”, disse a secretária interina de Saúde, Kelly Gasparini.
Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, o exame de toque retal deve se feito a partir dos 45 anos com fatores de risco e a partir dos 50 anos para a prevenção. Na rede municipal, os homens podem marcar consulta com o clínico geral para avaliação.
Os principais sintomas envolvem vontade de urinar com frequência ou dor e presença de sangue. Nestes casos, a orientação é procurar um médico. “A Secretaria de Saúde está à disposição e empenhada em alcançar todos os interessados em manter a saúde em dia. Esse é o momento de comparecer às unidades e realizar os exames de prevenção”, completou o prefeito Eduardo Boigues.