Para incentivar a experimentação de novos alimentos e a reutilização de produtos, a Prefeitura de Itaquaquecetuba está com inscrições abertas para oficinas de PANCs (plantas alimentícias não convencionais) e velas ecológicas.
A ideia do curso de PANCs é capacitar o público a reconhecer essas plantas e também a testar novas receitas. Já no curso de velas ecológicas, a proposta é desenvolver a questão socioambiental, reutilizando materiais que seriam descartados na natureza.
É necessário ter no mínimo 18 anos e morar na cidade. As oficinas têm duração de uma hora, sendo que a primeira de PANCs será na próxima segunda-feira (15), das 9h às 10h, e outra turma, das 10h às 11h, no CRAS Morro Branco (avenida Ítalo Adami, 2.023 – Morro Branco).
Na terça (16), será oferecida a oficina de vela ecológica a base de óleo usado. A aula será das 10h às 11h no CRAS Caiuby (rua Ribeirão Preto, 9 – Jardim Caiuby). Já na quarta (17), das 10h às 11h, a programação volta para as PANCS no CRAS Paineira (rua Serra dos Carajás, 570 – Jardim Paineira).
O curso também vai ocorrer no CRAS Recanto Mônica (rua Gov. Ademar Pereira de Barros, 222 – Jardim Horto do Ipê) na quinta (18) e a última oficina, na sexta (19), será no CRAS Quinta da Boa Vista (estrada de São Bento, 1.691 – Vila Ferlópolis), ambas das 10h às 11h.
A inscrição deve ser feita pelo link cutt.ly/0w904ALv ou diretamente no CRAS de interesse enquanto durarem as vagas, que são limitadas. “Nossa proposta é ampliar a produtividade, mostrando as formas de comercialização e como se adequar ao mercado”, destacou o secretário de Desenvolvimento Social, Gabriel Rocha.
“As PANCs são plantas que possuem uma ou mais partes comestíveis, sendo elas espontâneas ou cultivadas, nativas ou exóticas, que não estão incluídas em nosso cardápio cotidiano e é isso que queremos mudar”, contou a secretária de Meio Ambiente e Saneamento, Yasmim Zampieri.
“As oficinas trazem ideias que favorecem o crescimento profissional associado à responsabilidade individual e coletiva com relação ao meio ambiente e as alternativas de utilização dos recursos naturais. É uma iniciativa importante e sempre bem-vinda”, completou o prefeito Eduardo Boigues.