Com quase 20 anos na estrada em defesa da preservação do meio ambiente, o grupo Nômades Turistas foi homenageado com uma moção de aplausos pela Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos, na sessão ordinária, na terça-feira, dia 20. No período, a turma de ambientalistas locais já cultivou e doou mais de 20 mil mudas de plantas frutíferas e nativas, sobretudo, a escolas municipais.
Na prática, segundo o seu idealizador e atual coordenador, Expedito Maciel, o Nômades Turistas é um grupo de moradores da cidade que realiza e, ao mesmo tempo, promove o chamado turismo social focado na manutenção da natureza e, portanto, em prol de uma vida mais saudável e sustentável. Ainda, para ele, o projeto de arborização vai além das fronteiras municipais, isto é, leva a ideia para o restante do Alto Tietê.
Em Ferraz de Vasconcelos, o núcleo principal da equipe de voluntários formado, principalmente, por parentes próximos de Expedito Maciel já beneficiou os bairros do Conjunto Residencial Presidente Castello Branco e do Parque São Francisco onde, aliás, mora o ambientalista. Além disso, o Nômades Turistas tratou da nascente do córrego Iljima e efetuou a iniciativa no Conjunto Escrivão José Chacon Moriel (CDHU).
Por outro lado, outra instituição parceira do movimento ambientalista é a Polícia Militar. “Na realidade, todos os integrantes do grupo Nômades Turistas trabalham por amor à nossa cidade e procuram propagar a mensagem de preservação da natureza tendo como agentes multiplicadores os estudantes de escolas municipais”, diz Expedito Maciel. O coordenador agradeceu o tributo ofertado pelo Poder Legislativo.
Autor da moção de aplausos, o vereado, Hodirlei Martins Pereira (PSD), o Mineiro, disse que o trabalho social e ambiental desenvolvido pelo Nômades Turistas é muito importante por estimular a conscientização da comunidade sobre a importância da conservação do meio ambiente, garantindo assim um futuro mais promissor para todos. “Enfim, eles são tão vitais que atuam também em Portugal, entre outros países”, concluiu.
Além dele, também exaltaram o grupo Claudio Roberto Squizato (PL), Flávio Batista de Souza (Podemos), o Inha, José Jucá de Araújo Neto (Podemos), o Juca do São Judas, Osni Angelo Pasquarelli (PDT), o Ní, Claudio Ramos Moreira (PT), Alexandro Santos Alves Silva (Podemos), o Teteco, e Derneval Jardim (PL), o Deí. Para eles, o Nômades Turistas merece a homenagem concedida pela Casa.