Nova subvariante da Covid é identificada em Mato Grosso

O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) da Secretaria de Estado da Saúde de Mato Grosso identificou a presença da nova subvariante da Covid-19, denominada JN 2.5, sendo este o primeiro registro no Brasil desta cepa derivada da ômicron, conforme informou a Secretaria de Saúde.

A pesquisa, realizada entre os dias 16 e 18 de janeiro, envolveu a seleção e sequenciamento de 15 amostras positivas para Covid-19 nos municípios de Cuiabá (8) e Várzea Grande (7). Quatro mulheres tiveram resultados positivos para a subvariante, das quais três foram hospitalizadas, receberam alta médica e seguiram para isolamento domiciliar. A quarta paciente, portadora de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), veio a falecer. O óbito permanece sob investigação pela vigilância epidemiológica local.

A presença da subvariante JN 2.5 também foi registrada em outros países, incluindo Canadá, França, Polônia, Espanha, Estados Unidos, Suécia e Reino Unido. A superintendente de Vigilância em Saúde, Alessandra Moraes, destaca a importância da vigilância aos sintomas gripais, o uso de máscara em casos de gripe ou resfriado, a higienização das mãos e a busca por assistência médica para avaliação do quadro. A vacinação contra o coronavírus é enfatizada como medida essencial na prevenção da doença.

Texto por: Redação