Na primeira semana do mês que vem serão intensificadas nas unidades de saúde as testagens rápidas, orientações e distribuição de insumos de prevenção
Para reforçar as ações alusivas ao “Dezembro Vermelho”, que chama atenção para a prevenção do HIV, vírus causador da Aids, a Secretaria de Saúde de Suzano intensificará as testagens rápidas na primeira semana do mês em todas as unidades da rede municipal. A campanha denominada “Fique sabendo!” será conduzida pelo Serviço de Atendimento Especial/Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), que ainda promoverá, no próximo sábado (02/12), um Dia D na Estação Suzano da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), entre 10 e 15 horas.
As atividades estão programadas para serem desenvolvidas no período compreendido entre os dias 1º e 8 de dezembro, mas poderão ser estendidas para as semanas seguintes. O público-alvo será a população mais vulnerável que incluem homossexuais, travestis e transexuais, adolescentes, adultos de 18 a 25 anos, população em situação de rua, usuários de drogas e profissionais do sexo.
Além das testagens, serão distribuídos insumos de cuidados e reforçadas as informações sobre prevenção combinada, diagnóstico e tratamento do HIV. A campanha visa ainda oferecer tratamento oportuno para todas as pessoas diagnosticadas durante esses dias para interromper a cadeia de transmissão do HIV e reduzir a morbidade e mortalidade por Aids.
A coordenadora do Programa Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)/HIV e Hepatites Virais, Micheli Aparecida de Paula Santos Rosa, destacou que a iniciativa abrange os aspectos que devem ser trabalhados no que se refere ao tema. “A campanha pretende conscientizar a população da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do HIV, ofertando testagem às populações mais vulneráveis e incentivando pessoas com vida sexual ativa que nunca realizam o exame a conhecer o seu status sorológico”, pontuou a coordenadora.
Por sua vez, o secretário Pedro Ishi afirmou que a atividade valoriza mais uma importante iniciativa do calendário da saúde. “Como temos feito em todos os meses, abraçamos mais essa campanha que traz recomendações importantes sobre o HIV. Reforçamos as ações na rede municipal para que a população possa tirar dúvidas e realizar os testes de forma a garantir a prevenção e o tratamento que se fizer necessário”, declarou o chefe da pasta.