Saúde realiza exames e palestras para servidores da Manutenção

Ação ocorreu em alusão à campanha ‘Novembro Azul’, com o objetivo de orientar os homens sobre a importância da prevenção contra o câncer de próstata

A Secretaria de Saúde de Suzano iniciou na última quarta-feira (22/11) uma ação de conscientização junto aos servidores, por meio da campanha “Novembro Azul”, para abordar a importância de se prevenir contra o câncer de próstata. As atividades começaram com equipes da Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços Urbanos, na garagem da pasta, no bairro Jardim Casa Branca, com palestras, orientações e a realização de exames para detecção da doença.

Cerca de 230 servidores participaram da ação neste primeiro momento e entre os exames realizados estão os de testagem de glicemia, de pressão arterial, além da coleta de sangue para a realização do Antígeno Prostático Específico (PSA) para detectar a doença.

Nós precisamos atingir esse público e conscientizá-lo sobre o quão importante é a prevenção. Temos uma alta taxa de cura quando a doença é diagnosticada precocemente, porém, é mais difícil acessar os homens e convencê-los a fazer os exames”, destacou o secretário de Saúde, Pedro Ishi. “Precisamos que mais pessoas se previnam do câncer de próstata e multipliquem essa informação. O público masculino, de uma forma geral, pode procurar as unidades de saúde da cidade e, neste sábado (25/11), faremos uma ação em seis postos pelo município”, completou.

Os postos que ficaram abertos de forma especial nesta data são as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) José Mariano Coutinho Júnior, no Jardim Colorado (rua Assembléia de Deus, 479); Palmeiras (rua Crispim Adelino Cardoso, 137); e Octacilio de Carvalho Schiavi, no Jardim Dona Benta (rua Presbítero de Oliveira, 35); assim como as Unidades de Saúde da Família (USFs) Onésia Benedita Miguel, no Jardim Suzanópolis (rua Leonor Edmee de Castro, 205); Eduardo Nakamura, no Miguel Badra Baixo (rua Mário Bochetti, 680); e Marsal Lopes Rosa, na Vila Amorim (rua Professor Geremia, 456 – Vila Urupês).

Caso a coleta de sangue inicial detecte alguma alteração, será realizada uma ultrassonografia e, depois, o exame de toque retal. “Uma ação simples pode salvar uma vida. Por conta desse preconceito, muitos atingem o estado grave da doença sem nem mesmo fazerem o exame de sangue, que é o primeiro da lista. Falou-se tanto do ‘toque’ ao longo dos anos que os homens ainda negligenciam a própria vida por total desconhecimento. Por isso ações como essa são tão importantes”, afirmou o chefe da pasta de Saúde.

Já o secretário de Manutenção e Serviços Urbanos, Samuel Oliveira, destacou a necessidade de os servidores de outras pastas também buscarem realizar o teste. “Estamos pensando na preservação à vida. Que não só os homens da Manutenção mas de todas as outras pastas procurem a informação correta sobre o assunto”, concluiu.

Fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano