O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) obteve uma nova medida governamental para as mulheres com a implementação do Serviço de Acolhimento Institucional para Mulheres em Situação de Violência, conhecido como Casa Abrigo. Em pleno funcionamento, sendo a primeira do tipo na abordagem regional, a unidade possui 20 vagas destinadas a acolher mulheres e seus filhos.
A introdução desse novo serviço contou com a participação financeira do Governo do Estado e está voltado para os municípios de Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes e Poá. Na última quarta-feira (24/01), as equipes dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e Centros de Referência da Assistência Social (Cras) se reuniram para alinhar o fluxo de acolhimento.
O presidente do Condemat, Vanderlon Gomes, prefeito de Salesópolis, ressaltou que a instalação da unidade fortalece a rede de Assistência Social regional, resultado de um relevante trabalho realizado nos últimos anos.
“O consórcio já mantém ações de acolhimento temporário para as mulheres vítimas de violência e agora, com a Casa Abrigo, ampliamos nossa atuação. Essas iniciativas consorciadas colaboram para expandir os serviços, ajudam a reduzir os custos e oferecem atendimento de excelência para os moradores da região”, avaliou.
O Serviço de Acolhimento para Mulheres em situação de violência está em operação desde o final do último ano e é gerenciado pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Recomeçar, uma entidade especializada no atendimento a mulheres vítimas de violência há mais de 15 anos na região do Alto Tietê.
Esse novo recurso soma-se aos esforços do consórcio no âmbito das políticas voltadas para as mulheres. Desde junho de 2022, o consórcio mantém o programa Acolhe, em parceria com o Instituto Avon e o Grupo Accor, que oferece abrigo temporário em hotéis para mulheres em situação de violência doméstica, caso precisem sair de suas residências, além de uma variedade de ações assistenciais.