Delegação internacional visita escolas de Suzano integrantes do programa Perkins

A Secretária Municipal de Educação de Suzano recebeu quatro mexicanos e um americano integrantes do “Programa Internacional Perkins School for the Blind de Boston” para que pudessem conhecer o trabalho de inclusão realizado nas unidades escolares da rede municipal de Suzano. Durante a passagem da equipe na cidade, foram visitadas as escolas Augustinha Raphaela Maida Molteni, no Jardim Natal; Abrão Salomão Domingues, no Tabamarajoara; e Victor Salviano, no Cidade Miguel Badra, essas unidades foram selecionadas porque são assistidas pelo programa por possuir alunos com as deficiências.

Na visita, que ocorreu em novembro passado, os representantes acompanharam as três escolas com o objetivo de fornecer suporte especializado, planejamento, treinamento, orientações e monitoramentos para a equipe escolar, alunos e familiares, a fim de que essas unidades consigam transformar suas práticas pedagógicas favorecendo o avanço do desenvolvimento e da aprendizagem dos seus alunos, fomentando uma inclusão efetiva e responsável.

Ainda no encontro, houve momentos de trocas onde profissionais da rede tiveram a oportunidade de compartilhar estratégias e práticas contínuas de desenvolvimento profissional para apoiar as necessidades de alunos com deficiências. Além da interação, os coordenadores do projeto no México ficaram surpresos com a ausência de incidentes de bullying, demonstrando que a inclusão se tornou na cultura nas unidades escolares.

Para o secretário de Educação, Leandro Bassini, que participou de  um dos encontros, a capacitação dos educadores colabora com a cultura do respeito e inclusão, além de valorizar as diferenças. “A verdadeira mudança começa quando pessoas com deficiência não apenas são reconhecidas, mas também incluídas e celebradas ativamente na sociedade. Acredito que essa visita vai aprofundar ainda mais nosso conhecimento sobre o tema e, consequentemente, aprimorar nosso atendimento”, destacou.

Veja também