Em Suzano parceria garante teatro de bonecos a crianças da rede municipal

Em Suzano, as escolas Guiske Tadano, no bairro Cidade Boa Vista, e Abrão Salomão Domingues, no Tabamarajoara, receberam nesta semana o projeto “BuZum”, realizado por meio do Edital 05/2022 do Programa de Ação Cultural (Proac), da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

Ao todo, 680 alunos participaram da atividade que tem como objetivo levar cultura com um universo rico de personagens que ganham vida própria em cada espetáculo em um teatro de bonecos. As apresentações ocorreram na última segunda-feira (11/03) para 322 alunos da escola Guiske Tadano e para 358 estudantes da Abrão Salomão Domingues nesta sexta-feira (15/03). As sessões, seis em cada unidade, tiveram duração de cerca de 20 minutos cada para um público formado por alunos de 4 a 9 anos.

O “BuZum” é um teatro ambulante de bonecos, remetendo aos saltimbancos da idade média que visitavam as cidades para divertir crianças e adultos. Para isso, o projeto utiliza um ônibus totalmente transformado que vai a locais como escolas, praças, creches e parques com apresentações teatrais direcionadas a um público de 4 a 12 anos.

A peça escolhida para essa passagem por Suzano é a “Ovelha Colorida”, texto baseado de um livro homônimo da escritora Carolina Portella que aborda a aceitação das diferenças e mostra as aventuras de Colorida, uma ovelha ímpar, que nasceu cheia de cores. Ela deixa o rebanho e a fazenda onde mora para conhecer novos lugares no mundo e se depara com um cachorro que mia, um bicho preguiça que corre maratona, um jacaré vegano e um urso que tem duas mães. Colorida percebe então que as diferenças fazem parte da vida e isso que faz o mundo ser mais divertido.

O projeto tem 13 anos e já realizou mais de 15 mil apresentações Brasil afora. De acordo com o secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, o “BuZum” é mais uma iniciativa que aguça a imaginação das crianças e auxilia no aprendizado e na integração delas. “É uma ideia encantadora que prende a atenção dos alunos e traz assuntos relevantes de fácil entendimento. A gente trabalha muito para que as crianças absorvam o que é ensinado em sala, mas trazer um ônibus totalmente temático e criar um teatro dentro dele é uma grande sacada”, enalteceu o chefe da pasta.