Itaquá parte para a finalização do primeiro trecho da ciclofaixa que ligará a estação de Itaquá ao shopping

A Secretaria de Transportes de Itaquaquecetuba está finalizando a pintura do primeiro trecho da ciclofaixa que vai ligar a estação de Itaquaquecetuba da CPTM (pela avenida Tancredo Neves) ao Itaquá Park Shopping (pela estrada Governador Mario Covas Junior). 

Orçada em R$ 2.820.322,41, a obra faz parte do programa estadual Respeito à Vida por meio de convênio com o Departamento de Trânsito (Detran) e visa fazer a recuperação do sistema viário, objetivando a redução de óbitos e feridos em acidentes de trânsito.

Já foi feito o recapeamento em 780 metros da Tancredo Neves e os trabalhos vão seguir pela avenida Almiro Dias até a estrada governador Mario Covas Júnior que, atualmente, recebe uma quarta faixa em um trecho de 200 metros na entrada da cidade.

Mas as melhorias no sistema viário não param por aí. No mesmo local, uma faixa extra também está sendo feita à direita, para a Almiro Dias, com o objetivo de facilitar o acesso de quem vai sentido centro e melhorar a fluidez do trânsito.

No momento, a pintura da primeira parte da ciclofaixa, em cerca de 650 metros, está quase finalizada, faltando apenas as travessias e as placas de regulamentação. O trabalho, incluindo a parte do recapeamento, começou em abril e deve levar mais 70 dias para ser concluído.

“Assim que for finalizada, a ciclofaixa terá 4,6 km de extensão e vai proporcionar mais segurança às pessoas que utilizam a bicicleta como meio de deslocamento entre a casa e o trabalho ou para o lazer, já que dá fácil acesso ao Parque Ecológico Mario do Canto”, explicou o secretário de Transportes, Rosinaldo Castro.

O prefeito Eduardo Boigues comemorou o aumento na segurança viária de uma cultura já existente na cidade. “Muitos ciclistas dos bairros Jardim Odete, Jardim Americano, Mandi e Jardim São Paulo já utilizam o trecho em questão durante o deslocamento, então só vamos garantir mais segurança a eles.”

Essa já é a segunda ciclofaixa da cidade. A primeira foi implantada na estrada do Corta Rabicho, entre o Maragogipe e o Caiuby, e a terceira será feita no canteiro central da avenida Vereador João Fernandes da Silva, na Vila Virgínia. Todas vão se conectar com a rodovia Alberto Hinoto, o principal acesso da cidade.