Na Alesp, Frente Parlamentar Assuntos Esportivos destaca necessidade de investimentos na área

Por Fábio Gallacci

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu, nesta sexta-feira (6), o “1º Encontro da Força do Esporte”. O evento foi organizado pela Frente Parlamentar Assuntos Esportivos e realizado sob a coordenação do deputado Felipe Franco (União). Na pauta, o incentivo às práticas esportivas, a importância de mais investimentos na área, o Legislativo como um espaço aberto para avanços de políticas públicas e histórias de transformação.

“Uma frente parlamentar é sempre uma porta aberta à sociedade. O Esporte é transformador e esse evento mostra que temos representatividade. É de grande importância incentivarmos encontros como esse para que sejam construídas cada vez mais políticas públicas”, afirmou Franco, que aproveitou o espaço para cobrar maior participação de todos, como forma de efetivamente tirar propostas do papel. “Se continuarmos do jeito que estamos, o Esporte não vai para frente. É preciso uma mudança de postura. Precisamos trabalhar por mais investimentos na área, que podem refletir na Saúde, Educação e até na Segurança Pública”, comentou o parlamentar.

Correr com o coração

Entre os ocupantes da mesa, estava Gustavo Araújo, medalhista de ouro no atletismo paraolímpico. Em 2009, ele descobriu uma doença degenerativa chamada ceracotone. Gustavo já competia no atletismo convencional e, com o avanço da perda quase completa da visão, passou para o esporte paralímpico em 2014. No ano seguinte, conquistou dois ouros no Parapan de Toronto 2015 e uma prata no Mundial de Doha, no Catar. A estreia paralímpica veio na edição da Rio 2016, onde fez parte da equipe brasileira do revezamento 4×100 metros e conquistou a medalha de ouro.

“É difícil se aceitar. Fiquei dois anos da minha vida procurando respostas pelo aconteceu comigo. Foi quando eu descobri o mundo paralímpico. Percebi que eu precisava continuar correndo, não com os olhos, mas com o coração”, comentou Araújo.

Em sua participação no evento da Alesp, ele ainda contou que, mesmo com as dificuldades de ter apenas 25% da visão, continuou seguindo seus objetivos e passou em três faculdades de Medicina. “Alguns devem estar se perguntando: Como eu pago a faculdade? Com aquilo que nunca me abandonou, o Esporte”, disse o medalhista. “A Bolsa Atleta é importante. Muitos pensam que ela não tem valor, mas tem sim. Além de atletas, com esse apoio também são formados cidadãos. Tem gente que não vai chegar numa Olimpíada, mas será o melhor educador físico, o melhor fisioterapeuta, o melhor que ele quiser. Porque, para a vida, a gente precisa de disciplina, dedicação e fé. No Esporte, vivemos isso desde criança. Ele é o melhor instrumento de políticas públicas”, completou Araújo, em um depoimento carregado de emoção.

Crianças

Ana Paula Leal, uma das principais executivas do Brasil no segmento de eventos e feira esportivas, também fez parte da mesa. Entre outras atividades, ela é responsável por um dos maiores encontros multidesportivos, de nutrição, bem-estar e fitness da América do Sul. Sua vida sempre esteve ligada ao Esporte. Seu bisavô foi um dos jogadores brasileiros na Copa do Mundo de 1930, no Uruguai, e sua mãe foi campeã brasileira de natação.

Sua participação ressaltou a importância de incluir as crianças em todos os projetos ligados às práticas esportivas. “Quando você salva a vida de uma criança, você também salva uma família inteira. O Esporte é capaz de resgatar vidas e nosso dever é sempre abrir espaço para cada vez mais atividades, promover ídolos e gerar inspiração”, acrescentou a empresária, lembrando que, atualmente, 55% da população brasileira se considera sedentária. “Uma caminhada, em qualquer espaço, já é algo importante para a saúde física e mental”, aconselhou.

Membros

Além de Felipe Franco (União), a Frente Parlamentar dos Assuntos Esportivos na Alesp conta com outros 27 deputados e deputadas.