Palácio de Buckingham anuncia que o Rei Charles III foi diagnosticado com câncer

O Palácio de Buckingham comunicou hoje (5) que o rei Charles III, de 75 anos, foi diagnosticado com câncer. Não foram fornecidos detalhes sobre o tipo ou estágio da doença.

Recentemente, o rei foi hospitalizado para tratar de um aumento na próstata, que não era um tumor.

Durante a internação, os médicos identificaram outro problema de saúde, descrito como uma forma de câncer. No entanto, até a última atualização desta reportagem, não foram fornecidos detalhes sobre o tipo de tumor nem o estágio da doença. Uma fonte da agência de notícias Reuters também esclareceu que não se trata de câncer de próstata.

Conforme comunicado do palácio, o rei já iniciou o tratamento. Os médicos aconselharam que ele adie algumas atividades públicas, no entanto, o rei pretende continuar com suas responsabilidades “de escritório” e obrigações de Estado, incluindo encontros com o primeiro-ministro Rishi Sunak.

O palácio afirmou que o rei está “completamente confiante” em relação ao tratamento e deseja retomar suas atividades públicas assim que possível.

Ele optou por tornar o diagnóstico público para evitar especulações e promover uma maior compreensão pública sobre os desafios enfrentados por quem lida com o câncer. A revelação de questões de saúde representa uma quebra com a tradição de séculos da família real britânica, que, conforme a agência de notícias Associated Press, historicamente evitou discutir assuntos relacionados à saúde.

Em 26 de janeiro, a rainha Camilla declarou que o rei estava “bem” após ser hospitalizado na London Clinic para uma cirurgia de próstata. Conforme comunicado do Palácio de Buckingham na ocasião, o procedimento foi uma “intervenção corretiva” para tratar o aumento na próstata.

“Sua majestade gostaria de agradecer a todos que enviaram suas boas energias ao longo da última semana e está encantado ao saber que seu diagnóstico está tendo um impacto positivo na conscientização sobre a saúde pública”, afirmou o Palácio de Buckingham no comunicado de 26 de janeiro.

Naquela ocasião, ele permaneceu hospitalizado por três noites para o tratamento. No último domingo (4), ele esteve presente em uma cerimônia religiosa em Sandringham, onde a família real possui um palácio.