Prefeitura de Guararema decretou situação de emergência devido à dengue

A Prefeitura de Guararema publicou, no último sábado (9), o decreto 4437/2024, que declara “Situação de Emergência e Alerta Epidemiológico no Município” por conta do aumento no número de casos de dengue no município.

De acordo com dados divulgados pelo Condemat+ (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê), a cidade de Guararema já registrou 68 casos somente nos primeiros 45 dias de 2024, mais que o dobro do que foi contabilizado ao longo de todo o ano passado (30 casos).

Preocupada com o avanço da enfermidade, a administração municipal adotou uma série de medidas para combater o mosquito transmissor, incluindo medidas preventivas e de aplicação de inseticidas, além do Comitê de Arboviroses, composto por membros do legislativo, funcionários públicos, membros de conselhos municipais, trabalhadores da Saúde, comerciantes e membros da sociedade civil.

O primeiro encontro do comitê ocorreu na quarta-feira (14), quando o panorama geral foi apresentado aos participantes, que puderam tirar todas as dúvidas sobre o tema e também fazer apontamentos e sugestões.

“Estamos registrando um aumento de notificações e também de confirmações de casos de dengue. É uma situação que vem crescendo em todo o Brasil, e em Guararema decretamos situação de emergência. 80% dos focos identificados estão nas casas, e por isso contratamos novos agentes de fiscalização e também uma empresa de nebulização para aplicação de inseticida, e contamos com a participação de todos para não deixar água parada”, disse a secretária municipal de Saúde, Adriana Martins.

Secretária Municipal de Saúde, Adriana Martins

Devido à proliferação do mosquito em locais com água parada, é importante que os vasos de plantas sejam acompanhados de pratinhos com areia; as caixas de água devem estar bem fechadas; as calhas devem ser desentupidas, entre outras medidas de segurança. Ademais, é recomendável que todos utilizem um repelente pelo menos duas vezes ao dia.