O mês dedicado aos cuidados com a saúde mental incluiu atividades como oficinas, rodas de conversa, dinâmicas em grupo e palestras.
As atividades relacionadas ao Janeiro Branco foram encerradas pela Prefeitura de Itaquaquecetuba nesta quarta-feira (31). Durante o mês dedicado à conscientização da saúde mental, aproximadamente 600 pessoas participaram de oficinas, rodas de conversa, dinâmicas em grupo e palestras nos espaços municipais.
As atividades aconteceram no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) II, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Morro Branco, Quinta da Boa Vista e Caiuby, no Centro Pop e Centro de Convivência da Melhor Idade (CEMI).
“O Janeiro Branco é uma pauta trabalhada o ano inteiro em Itaquá. O acolhimento e o cuidado com a saúde mental é uma responsabilidade coletiva, então manter essa aproximação com a população que mais precisa é fundamental”, disse o secretário de Desenvolvimento Social, Gabriel Rocha.
As atividades tiveram como foco pessoas assistidas pelos serviços de proteção básica, incluindo idosos, crianças e famílias em situação de vulnerabilidade social. Estas ações destacaram a importância das políticas públicas de assistência social, o acesso à saúde e a colaboração em ações interdisciplinares.
A relevância da colaboração entre as secretarias para expandir o acesso da população aos serviços foi ressaltada pela Secretária de Saúde, Ariana Julião. “O atendimento preventivo é o primeiro passo para a assistência relacionada à saúde mental, por isso essa parceria entre as secretarias se faz importante, já que reforça o tema e as possibilidades de apoio”, explicou.
A pasta oferece atendimento especializado no Ambulatório de Saúde Mental, nos dois Caps, no Centro de Especialidades e nas UBSs Jardim do Carmo, Jardim Maragogipe, Jardim Caiuby e Jardim Odete. “O trabalho de prevenção é constante. Seja em qual área for, nossos profissionais estão de prontidão para atender. O Janeiro Branco é apenas um mês que ilustra um trabalho contínuo de apoio à saúde mental o ano todo”, disse o prefeito Eduardo Boigues.