O Procon de Ferraz de Vasconcelos está realizando plantões de atendimento aos consumidores para tirar dúvidas sobre a Black Friday que acontece nesta sexta-feira, dia 24. As ofertas, promoções e liquidações já movimentam o comércio.
A intenção da iniciativa é auxiliar os consumidores que pretendem ir às compras nesta Black Friday, para que realizem as suas compras de forma segura, sem cair em falsos descontos, nem em armadilhas como as compras por impulso.
“Nós da equipe do Procon Ferraz, além de estarmos atendendo hoje na estação de Ferraz – CPTM e amanhã, estaremos no Calcadão da XV de novembro, para dar dicas e orientaçōes, bem como: pesquisar o histórico dos preços dos produtos desejados, conferir se de fato o valor do produto irá ser mantido durante todo o processo de compra; cuidados para não cair em falsas promessas de descontos enviadas por e-mail ou redes sociais”, afirmou a Diretora do Procon, Adriana Trajano de Lima Santos.
Para evitar situações como descumprimento de ofertas ou as chamadas maquiagem de desconto, a equipe do Procon visitou alguns estabelecimentos para conhecer as propostas a serem desenvolvidas durante a Black Friday e, para orientação a fim de prevenir e oferecer uma análise sobre eventuais pontos de infração e desacordo ao Código de Defesa do Consumidor.
O consumidor deve analisar, durante a promoção, as condições de pagamento oferecidas, as taxas de juros cobradas e os prazos para quitação; é fundamental avaliar se a compra de determinado item, ainda que em valor promocional, cabe no bolso e não irá comprometer o orçamento.
Antes de realizar a compra é importante ficar atento e verificar se o perfil ou o site possui reclamações (se não houver comentários, desconfie); também é recomendável ter cuidado com preços baixos demais, que podem ser uma armadilha. Dar preferência a fornecedores que informem canais de atendimento, CNPJ e endereço físico.
O consumidor deve estar atento à forma como procura o fornecedor; não deve clicar em links enviados por e-mail, WhatsApp ou mensagens, sem antes checar no canal oficial do fornecedor se aquela forma de contato está correta. Observar atentamente os dados da empresa em boletos, a titularidade de contas para depósito e outras informações, também ajudam o consumidor a identificar possíveis fraudes: “Nosso principal compromisso é equilibrar as relações entre consumidores e fornecedores”, finalizou.
Por: Cristina Gomes