Um jovem de 19 anos foi internado em estado grave após comer um bolinho de mandioca na noite da última sexta-feira (11), no bairro Alvarenga, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. A Polícia Civil investiga o caso como tentativa de homicídio, com suspeita de envenenamento por chumbinho, substância tóxica usada ilegalmente como raticida.
De acordo com o boletim de ocorrência, os bolinhos foram preparados pela tia de Lucas da Silva, que enviou uma porção com cinco unidades para a casa da família por volta das 20h. Lucas e seus pais comeram os bolinhos e, em seguida, jantaram. Cerca de meia hora depois, o jovem começou a passar mal e precisou ser socorrido por um vizinho à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) União.
Na UPA, os médicos identificaram sinais de intoxicação compatíveis com envenenamento por chumbinho, mas apenas exames toxicológicos poderão confirmar a substância ingerida.
Em depoimento à polícia, os pais do rapaz afirmaram que têm uma relação conturbada com a irmã e que foi a primeira vez que ela enviou comida à casa deles. Eles também relataram que apenas o filho apresentou sintomas após o consumo dos bolinhos.
Já a tia nega qualquer envolvimento no suposto envenenamento. Ela declarou manter um bom relacionamento com a família, embora estivessem um pouco afastados, e afirmou ter comido os mesmos bolinhos com sua própria família e até com os animais de estimação.
Lucas foi transferido para o Hospital de Urgência de São Bernardo, onde permanece internado na UTI. De acordo com a prefeitura, seu estado de saúde é estável, mas ele segue sob suporte ventilatório e vigilância neurológica. A investigação segue em andamento.