Alto Tietê recebe mais de 5 mil doses da vacina Moderna e inicia campanha de imunização contra a Covid-19

O Alto Tietê recebeu 5.490 doses da vacina Spikevax, da farmacêutica Moderna, que serão utilizadas na campanha de imunização contra a Covid-19. Duas cidades da região já iniciaram a aplicação das doses nesta sexta-feira (24).

As doses são destinadas às crianças com idades entre 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias (não vacinadas ou com o esquema vacinal incompleto de acordo com a faixa etária), além dos grupos prioritários

Os grupos prioritários abrangem pessoas de 60 ou mais, gestantes e puérperas e pessoas com imunossupressão que devem tomar uma dose da vacina a cada 6 meses e também os indígenas, quilombolas, ribeirinhos, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, pessoas em privação de liberdade, funcionários do sistema carcerário e pessoas em situação de rua que devem tomar a dose anual da vacina.

Os novos imunizantes protegem contra a variante XBB 1.5 e são os mais atuais disponíveis. Em todo o país, duas companhia farmacêuticas tiveram suas vacinas atualizadas aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa): Pfizer e Moderna.

Novas mutações do vírus SARS-CoV-2 são esperadas. Isso é um comportamento comum – porque, à medida que o vírus se espalha, ele pode sofrer muitas modificações genéticas. Dessas mutações podem surgir novas variantes, linhagens e cepas.

A resposta imunológica precisa também acompanhar as mudanças. Por isso, é necessário que a vacina seja atualizada para a “versão” do vírus atual em circulação.

Distribuição das doses

A cidade que mais recebeu vacinas foi Mogi das Cruzes, com 1,7 mil unidades. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, mais doses devem chegar até o fim deste mês.

Salesópolis recebeu 50 doses, Biritiba Mirim 100, Guararema 110, Santa Isabel 180, Arujá 290, Poá 380, Ferraz de Vasconcelos 580, Suzano 1.000, Itaquaquecetuba 1.100.