Mais lidas

O secretário interino de Segurança Cidadã de Suzano, Afrânio Evaristo da Silva, participou nesta-segunda-feira (19/06) do lançamento da Frente Parlamentar pela Segurança nas Escolas da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). O chefe da pasta foi um dos convidados do coordenador do grupo, o deputado estadual Rafael Henrique Cano Telhada, o Capitão Telhada, para  a cerimônia realizada no Palácio 9 de Julho (avenida Pedro Álvares Cabral, 201), na capital paulista, onde fica a sede da Alesp .

Participaram do evento o tenente-coronel Clodoaldo Cordesco Araújo, que representou o secretário de Estado da Segurança Pública, Guilherme Derrite; o deputado federal Adriano Lopes Lucinda Telhada, o Coronel Telhada; o deputado estadual Major Dimas Mecca Sampaio, o Major Mecca; e o coordenador do programa de Educação e Convivência Escolar, Ian Nunjara, que representou o secretário de Estado de Educação, Renato Feder.

Também foram convidados, entre outras autoridades municipais e estaduais,  representantes da Escola Estadual Thomazia Montoro, localizada no bairro Vila Sônia (zona oeste da capital paulista), que sofreu um atentado no dia 27 de março destse ano. O episódio serviu como referência para a intensificação do debate em torno da segurança pública nas escolas pela nova legislatura da Alesp, que foi iniciada neste semestre. O coronel da Polícia Militar Valmor Saraiva Racorti foi convidado para apresentar um estudo que já vem sendo elaborado desde 2016, com investigação dos aspectos que envolvem o tema e de que maneira podem ser desenvolvidas ações de prevenção e monitoramento.

O secretário interino da Segurança Cidadã de Suzano foi convidado a falar antes da apresentação do coronel Racorti e demonstrou o esforço do município para garantir ações de segurança nas escolas. “Faremos a nossa parte para dar total apoio à frente parlamentar que hoje se inicia, para que os frutos desse trabalho possam alcançar as Guardas dos municípios, que têm um papel muito importante na segurança dos cidadãos. Desejo todo o sucesso nessa empreitada e parabenizo a todos os deputados que fazem parte dessa iniciativa. Eu sempre falo que segurança pública é dever do Estado, mas um direito e responsabilidade de todos”, ressaltou o chefe da pasta.

Ações de Suzano

Em balanço apresentado pela Segurança Cidadã, na audiência pública realizada pela Câmara de Suzano no último dia 12, foram destacadas as ações relacionadas à “Operação Escola Segura” , que registrou no primeiro quadrimestre do ano 746 rondas realizadas, garantindo a supervisão de unidades escolares em três momentos diferentes por dia. Ainda foi reforçada a estrutura de monitoramento das escolas, que conta com mais de 180 botões de pânico e 1,2 mil câmeras.