Mais lidas

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) emitiu comunicado nesta segunda-feira (6), solicitando ao governo federal esclarecimentos sobre três questões do primeiro dia de prova do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), aplicado no domingo (5).

No comunicado, a FPA requisita a anulação das questões 89, 70 e 71 (referentes à prova branca – confira abaixo), alegando que, em sua análise, essas questões são ‘mal formuladas, baseadas exclusivamente em ideologia’ e permitem que os alunos escolham respostas com base em seu ponto de vista.

A FPA também argumenta que essas questões têm ‘viés ideológico’ e foram elaboradas ‘sem embasamento científico ou acadêmico’.

No comunicado, o grupo de parlamentares relacionados ao agronegócio pede a anulação das três questões e afirma que apresentará um pedido de convocação do Ministro da Educação, Camilo Santana, para audiências públicas na Câmara dos Deputados e no Senado para discutir o assunto.

A bancada do agronegócio também planeja solicitar informações ao Ministério da Educação sobre a entidade que organizou o Enem 2023 e as referências bibliográficas usadas na elaboração do exame.

‘A anulação das questões é indiscutível, de acordo com a literatura científica sobre a atividade agropecuária no Brasil e no mundo, em respeito à comunidade acadêmica brasileira’, declara a nota.

A FPA alega que houve ‘negação científica’ em relação a um setor que desempenha um papel fundamental na ‘segurança alimentar do Brasil e do mundo’.

‘O setor agropecuário engloba a diversidade da agricultura, incluindo pequenos, médios e grandes produtores. Somos um só e não aceitaremos divisões que estimulem conflitos agrários’, acrescenta o documento.

Questões sob críticas O Enem inclui um conjunto único de 90 questões, mas essas questões são organizadas de maneira diferente de acordo com a cor do caderno de prova. A correspondência das questões é a seguinte:

questão 70 da prova branca: 71 na azul, 57 na amarela e 81 na rosa:

questão 71 da prova branca: 72 na azul, 58 na amarela e 82 na rosa:

questão 89 da prova branca: 48 na azul, 81 na amarela e 57 na rosa: