INSS irá ligar para segurados que estão aguardando perícia médica a partir desta segunda

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começará a fazer ligações a partir de segunda-feira, dia 25, para os segurados que estão aguardando uma avaliação médica há mais de 45 dias a fim de obter benefícios por incapacidade temporária (anteriormente conhecidos como auxílio-doença).

Para melhorar essa comunicação com os cidadãos, a Central de Atendimento 135 irá utilizar um novo número de telefone. Agora, quando o INSS entrar em contato para reagendar consultas ou confirmar/agendar avaliações médicas e sociais, o número (11) 2135-0135 aparecerá na tela do seu telefone. Este número não aceita chamadas de entrada e não possui WhatsApp.

Se um cidadão estiver incerto sobre a autenticidade da chamada ou suspeitar de uma possível fraude, o INSS recomenda que ele ligue gratuitamente para o número 135. O número de SMS da Central 135 permanece o mesmo, ou seja, 28041. Portanto, se você receber uma mensagem de texto com esse número em seu celular, isso significa que o INSS está tentando entrar em contato.

Além disso, o INSS esclarece que não solicita informações como números de documentos, fotos para verificar a identidade facial, números de contas bancárias ou senhas bancárias durante o contato com o segurado.

“O INSS somente entra em contato com o segurado para antecipar atendimento, remarcar consulta, dar informação sobre requerimento, entre outros serviços. E, mesmo assim, é o instituto que informa os dados. Se receber ligação solicitando suas informações ou foto de documento, fuja. É golpe!”, acrescentou o INSS.

Além disso, o Instituto esclareceu que, no momento, existem 1,1 milhão de solicitações pendentes que requerem avaliação médica para a concessão de benefícios. Essas solicitações estão divididas da seguinte maneira: 627 mil são pedidos iniciais de perícia médica, 250 mil correspondem a avaliações de exames para o Benefício de Prestação Continuada (BPC) destinado a pessoas com deficiência, e 300 mil dizem respeito a outras avaliações médicas.

Veja também