Projeto ‘Boa Energia nas Escolas’ inicia visitas às unidades de Suzano

A Secretaria de Educação de Suzano, iniciou nesta segunda-feira (29/04) as visitas da Unidade Móvel de Ensino (UME) do projeto “Boa Energia nas Escolas”, realizado em parceria com a EDP São Paulo. Trata-se de um caminhão de médio porte totalmente customizado e aparelhado com equipamentos de multimídia e por um conjunto de experimentos e maquetes interativas sobre os princípios da eletricidade, o seu uso e aplicações.

O objetivo é difundir atividades educativas que promovam a conscientização da comunidade escolar para o uso eficiente e seguro da energia elétrica, possibilitando mudanças nos hábitos de consumo. A primeira escola a receber o caminhão será a Professor Antônio Maschietto, no bairro Jardim Santa Inês.

A iniciativa ainda contempla as escolas Amália Maria de Jesus, no Jardim Revista; Antônio Marques Figueira, no centro; Engenheiro Isaías Martinelli Gama, no Jardim Nova América; Lídia Lima da Silva, no Jardim Planalto; Liuba Pizzolitto, no Jardim das Lavras Mirim; Professora Mércia Amaral Andrade de Brito, no Parque Residencial Casa Branca; Professor Paulo Henrique Barreiros, no Parque Residencial Samambaia; Victor Salviano, no Cidade Miguel Badra; e Vereador Waldemar Calil, no Cidade Boa Vista.

O projeto iniciou em março e está formando 145 educadores entre professores, diretores, coordenadores pedagógicos e outros servidores da pasta. Nas aulas, ocorridas de forma on-line, estão sendo reforçados os conteúdos relacionados ao bom uso da energia elétrica, conceitos de geração, transmissão, distribuição e os caminhos que a eletricidade percorre até chegar nas residências, escolas, comércio e indústrias, além dos aspectos relacionados aos cuidados com o meio ambiente e os impactos socioambientais causados pelo desperdício.

Após o curso de formação, educadores e alunos deverão desenvolver ao longo do ano um conjunto de atividades educacionais relacionadas ao tema que incluem oficinas, maquetes, rodas de conversa e contação de histórias. O secretário Leandro Bassini enalteceu a parceria e afirmou que a atividade forma cidadãos que poderão compartilhar conhecimentos acerca do uso eficiente da energia elétrica. “Esse é o grande objetivo do projeto: conscientizar os estudantes sobre a forma segura de utilizar esse bem tão importante para as nossas vidas. Eles serão multiplicadores desta informação e, com isso, queremos fazer com que as próximas gerações utilizem a eletricidade da forma correta, econômica e com o menor risco possível”, afirmou.

A iniciativa conta ainda com a “Gincana Cultural Xô Desperdício!”, destinada às unidades participantes com o objetivo de promover a disseminação dos conceitos de uso racional e seguro da energia elétrica, conscientização da comunidade escolar e engajamento das pessoas, além de premiar as escolas que obtiveram os melhores resultados.

As escolas também estão sendo incentivadas a produzir vídeos para que a visualização, o resultado, a avaliação e o ranqueamento das unidades possam ser mensurados. A premiação para quem se destacar inclui um Sistema de Geração Solar Fotovoltaica a ser fornecido pela EDP São Paulo.

Veja também