Arthur Lira diz que Lula deve entender que Congresso conquistou protagonismo

Na entrevista concedida à GloboNews nesta quinta-feira, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que o Congresso está proporcionando oportunidades para o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se estruturar e viabilizar seus projetos.

Lira destacou que nos últimos anos o Congresso tem assumido um papel mais proeminente e enfatizou a necessidade de o governo melhorar as condições de negociação com o parlamento.

Durante a entrevista, o presidente da Câmara elogiou a articulação liderada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na aprovação do novo arcabouço fiscal. No entanto, ele não mencionou o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que tem recebido críticas em relação ao seu relacionamento com o Congresso.

Lira ressaltou: “O Congresso está oferecendo todas as oportunidades para que o governo se estruture de forma racional. Todos devem compreender que o Congresso brasileiro tem assumido um papel de maior destaque […] sem comprometer a harmonia constitucional ou qualquer outro poder. É importante que o governo entenda que precisa participar do processo de discussão, assim como o ministro Haddad fez”.

Anteriormente, na mesma entrevista à GloboNews, Lira elogiou as negociações em torno do arcabouço fiscal e criticou a tentativa do governo de revisitar temas já aprovados pelo Congresso nos últimos quatro anos, como a privatização da Eletrobras.

“A capitalização da Eletrobras, a independência do Banco Central, o marco do saneamento, a cabotagem e tantos outros projetos estruturantes para o país não serão revistos, a menos que seja para aprimorá-los. E isso deve ocorrer no âmbito do Congresso Nacional. Qualquer tentativa de mudança nesse cenário apenas traz insegurança, debate e prejuízos para todos os envolvidos”, declarou.