Vereador ferrazense pede troca de lâmpadas tradicionais por de LED na região do Jardim Rosana

            O objetivo da Prefeitura Municipal de Ferraz de Vasconcelos será trocar todas as lâmpadas convencionais (mercúrio) por luminárias de LED mais eficientes e econômicas até o ano que vem, porém, enquanto essa meta não atinge o seu propósito pleno, os moradores de bairros localizados na periferia da cidade vivem essa expectativa se tornar realidade o quanto antes. É o caso, por exemplo, dos munícipes da região do Jardim Rosana e adjacências, na divisa de Ferraz com a capital paulista.

            Por isso, o vereador Claudio Ramos Moreira (PT) decidiu sugerir ao pessoal da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos a inclusão imediata de todas as vias públicas situadas naquela região da cidade no cronograma de substituição de lâmpadas tradicionais por de LED. O pedido em forma de indicação foi lido na sessão ordinária desta terça-feira, dia 1º. Agora, a reivindicação será encaminhada para o setor responsável pela execução dos serviços.

            De acordo com o documento do petista, a lista dos bairros que podem e devem ser beneficiados com a troca de lâmpadas antigas por modernas abrange ainda além do Rosana, os Jardins Renata, Lourdes e São Miguel e as Vilas Andréa e São João. Segundo o parlamentar, a iluminação pública precária acaba colaborando para aumentar a sensação de insegurança da população, principalmente, nos bairros periféricos como os mencionados acima. “Portanto, os moradores também querem usufruir deste direito”, diz.

            Por outro lado, segundo dados da própria Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, a cidade de Ferraz de Vasconcelos possui um total de 13 mil pontos de luz e até outubro do ano passado, mais de oito mil trocas de lâmpadas já haviam sido efetuadas pela pasta. Em geral, as luminárias de LED estão presentes em mais de 50 bairros ferrazenses localizados, por exemplo, nas regiões das Vilas Santa Margarida e Santo Antônio, do Parque São Francisco e do Jardim Castelo.

Por Pedro Ferreira, em 01/08/2023. 

Veja também