O governo de Israel acusou nesta terça-feira (24) o Irã de violar um cessar-fogo anunciado na noite anterior pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e confirmou que irá responder com força ao que chamou de “ato de agressão”.
De acordo com autoridades israelenses, mísseis foram disparados pelo Irã durante a madrugada, o que levou à ativação dos sistemas antimísseis em várias regiões do país. Diante da ameaça, a população foi orientada a buscar abrigos antiaéreos.
Em resposta, o ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, ordenou que as Forças de Defesa de Israel (IDF) lancem um “ataque poderoso” contra alvos estratégicos iranianos, incluindo pontos na capital, Teerã.
O cessar-fogo havia sido anunciado por Donald Trump na noite anterior e foi inicialmente aceito por ambos os lados. O ministro das Relações Exteriores do Irã, Seyed Abbas Araghchi, afirmou na rede social X (antigo Twitter) que o Irã cessaria os ataques caso Israel também interrompesse suas ofensivas até as 4h da manhã (horário local).
A situação reacende as tensões na região e coloca em xeque os esforços diplomáticos para conter a escalada do conflito entre os dois países.