Search
Close this search box.

Poá inicia vacinação de gestantes contra bronquiolite neste sábado (06)

Grávidas a partir da 28ª semana poderão receber a dose, que protege recém-nascidos, de forma gratuita

A Secretaria de Saúde de Poá começa neste sábado (6) a vacinação de gestantes contra a bronquiolite, causada principalmente pelo vírus sincicial respiratório (VSR). O atendimento inicial ocorrerá no Centro de Saúde da Mulher Poaense (alameda Pedro Calil, 140 – Centro), das 8h às 16h, para grávidas a partir da 28ª semana de gestação. A partir de segunda-feira (8), a imunização será ampliada para todas as Unidades Básicas de Saúde do município, das 8h às 15h30.

A iniciativa marca a entrada dessa vacina no calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI), permitindo que grávidas recebam a dose pelo Sistema Único de Saúde (SUS) sem custo. A aplicação é feita em dose única e não possui limite máximo de idade gestacional.

O secretário de Saúde de Poá, Silvanei Mamed, reforçou que, embora muitas crianças apresentem sintomas leves, o VSR pode evoluir para quadros severos entre os bebês. “A maioria das crianças infectadas tem sintomas leves, semelhantes aos sintomas de um resfriado comum, mas em menores de 2 anos a infecção pode evoluir para manifestações mais graves e associadas à bronquiolite, o que pode levar a hospitalização e causar morte”, afirmou.

Ele destacou ainda que a inclusão da vacina no SUS é uma estratégia de saúde pública que pode salvar vidas, reduzindo internações e complicações respiratórias. “A imunização gratuita oferta mais equidade no acesso, já que na rede privada a dose pode custar cerca de R$ 1,5 mil, sendo, portanto, inacessível para muitas famílias”, destaca.

O prefeito Saulo Souza também comentou a relevância do reforço vacinal para a proteção infantil. “Cada gestante protegida significa um recém-nascido com mais segurança ao nascer. A bronquiolite tem causado grande preocupação entre as famílias e disponibilizar essa vacina pelo SUS é uma resposta concreta para proteger vidas, acolher as mães e assegurar um início de vida mais saudável para nossos bebês”, declarou.


Proteção desde a gestação
A bronquiolite é uma inflamação dos bronquíolos, pequenas estruturas que fazem a condução do oxigênio até o tecido pulmonar. O VSR está entre os principais responsáveis pela doença e é reconhecido como um dos maiores agentes de infecções respiratórias em recém-nascidos e crianças pequenas, atingindo principalmente bebês com menos de dois anos.

A forma de proteção para os bebês acontece por meio da transferência de anticorpos da mãe para a criança ainda na gestação. O pico de produção dessas defesas ocorre cerca de 15 dias após a aplicação. Os anticorpos atravessam a placenta e protegem o recém-nascido por até seis meses, período de maior vulnerabilidade para quadros graves da doença.

Vacinação em Poá:

Sábado (6/12): aplicação exclusiva no Centro de Saúde da Mulher Poaense (alameda Pedro Calil, 140 – Centro), das 8h às 16h;

A partir de segunda-feira (8/12): vacinação em todas as Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 15h30.