Search
Close this search box.

Bolsonaro Vira Réu: STF Aceita Denúncia Contra o Ex-Presidente

O ex-presidente Jair Bolsonaro se tornou réu nesta terça-feira (26) após o Supremo Tribunal Federal (STF) aceitar uma denúncia contra ele. A acusação está relacionada a uma suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

A decisão foi tomada por unanimidade pelos ministros da Suprema Corte, que entenderam haver indícios suficientes para que Bolsonaro seja julgado por crimes contra o Estado Democrático de Direito. Além do ex-presidente, sete aliados próximos também foram denunciados e responderão ao processo.

As Acusações

Bolsonaro é acusado de integrar uma organização criminosa que teria planejado e incentivado atos para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O Ministério Público Federal aponta que ele e seus aliados disseminaram informações falsas sobre o sistema eleitoral e incentivaram manifestações violentas, que culminaram na invasão dos prédios dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro de 2023.

O Que Diz a Defesa

O ex-presidente nega todas as acusações e afirma ser vítima de perseguição política. Em nota, seus advogados declararam que irão recorrer da decisão e que Bolsonaro sempre agiu dentro dos limites da Constituição.

Possíveis Consequências

Caso condenado, Bolsonaro pode enfrentar penas que incluem prisão e perda dos direitos políticos, o que o impediria de concorrer às eleições presidenciais de 2026. O julgamento deve se desenrolar nos próximos meses, com grande atenção da opinião pública e da comunidade internacional.